Como usar controle de banda do roteador e gerenciar tráfego de Internet

29/07/2016

O controle de banda pode ser feito com uma configuração rápida no roteador, disponível no próprio computador do usuário. Com isso, é possível gerenciar o tráfego de Internet, determinando a velocidade da conexão para saída e entrada (kbps). Ainda é possível habilitar o controle de forma personalizada para cada PC conectado na rede, impedindo que a conexão fique sobrecarregada, distribuindo o tráfego para dispositivos que usem mais Internet e reduzindo os que precisam de pouca banda, usando apenas o número de IP.

Confira no passo a passo abaixo como usar o recurso e aproveite para determinar o tráfego de Internet para cada desktop, notebook, celular ou tablet. Dessa forma, você poderá escolher quais aparelhos ficarão com a rede Wi-Fi mais rápida.

Veja como configurar o controle de banda no roteador (Foto: Divulgação/TP-Link)Veja como configurar o controle de banda no roteador (Foto: Divulgação/TP-Link)
 

Passo 1. Acesse pelo navegador do computador usando o número de IP da rede, conectada no roteador. Digite seu nome de usuário e senha, confirmando em “Fazer login”. Para descobrir esse dado, veja este tutorial;

Acesse as configurações do roteador pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do roteador pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
 

Passo 2. No menu da lateral esquerda, selecione “Controle de Banda”. Em “Parâmetros” marque a caixa de texto ao lado de “Habilitar controle de banda”. Digite a velocidade de saída e entrada (kbps) de Internet e confirme em “Salvar”;

Confira como medir sua velocidade de Internet (upload e download) neste velocímetro. Lembrando que 1 Mbps é cerca de 1000 kbps.

 

Habilite o controle de banda no roteador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Habilite o controle de banda no roteador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
 

 

Passo 3. Em seguida, clique em “Lista de Regras”. Neste ajuste você pode adicionar uma velocidade diferente para cada computador. Clique em “Adicionar” para iniciar;

Adicione uma nova regra para personalizar a velocidade de banda em cada computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma nova regra para personalizar a velocidade de banda em cada computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
 

Passo 4. Agora marque a caixa de texto no topo, ao lado de “Habilitar”. Em seguida, adicione o endereço de IP do computador conectado na rede local. Para ver como descobrir, veja este tutorial (ele aparece logo acima de “Gateway padrão”, com o IP do roteador, seguido de “100″, “101″). Já a “Porta” é o número de intervalo de protocolo TCP/UDP (ou ambos). Veja mais sobre neste tutorial;

Adicione o número de IP e portas para habilitar o controle de banda na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione o número de IP e portas para habilitar o controle de banda na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
 

Passo 5. Por fim, digite a velocidade mínima e máxima de upload (saída) e mínimo e máximo de download (entrada). Confirme em “Salvar”. Repita o procedimento para cada máquina na rede.

 

Adicione a velocidade mínima e máxima de upload e download para a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a velocidade mínima e máxima de upload e download para a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
 

Pronto. Dessa forma você pode liberar menos banda para os computadores que não são tão utilizados e liberar mais tráfego para os PCs que fazem muito download, uso de games online e mais. Os testes foram feitos em um roteador TP-Link, mas outros modelos como o IntelBrás também disponibilizam essa configuração. 

Fonte: Barbara Mannara - Techtudo